Mundo

União Europeia critica pressão russa sobre a Ucrânia e defende acordo

As autoridades ucranianas anunciaram na quinta-feira (21/11) a desistência do acordo de associação que deveria ser assinado com a UE

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 11:04
Bruxelas - A União Europeia denunciou nesta segunda-feira (25/11) a posição russa sobre a assinatura de um acordo de associação entre a Ucrânia e a UE, e afirmou que a oferta europeia "continua sobre a mesa". "Cabe a Ucrânia decidir livremente que tipo de compromisso deseja manter com a União Europeia", afirmaram em um comunicado comum os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão, José Manuel Barroso, acrescentando que "desaprovam a posição e ações da Rússia a este respeito".

As autoridades ucranianas anunciaram na quinta-feira (21/11) a desistência do acordo de associação que deveria ser assinado com a UE no final desta semana durante a cúpula da Parceria Oriental, em Vilnius. "A oferta de assinar um acordo de associação e de uma área de livre comércio sem precedentes ainda está sobre a mesa", asseguraram Van Rompuy e Barroso.



[SAIBAMAIS]"Apesar de reconhecermos as pressões externas sobre a Ucrânia, acreditamos que as considerações de curto prazo não devem ofuscar os benefícios de longo prazo que poderiam trazer essa parceria", consideraram os dois líderes europeus. "Relações mais fortes com a União Europeia não são construídas em detrimento das relações entre os nossos parceiros do Leste e seus outros vizinhos, como a Rússia", afirmaram, acrescentando que a UE está "sempre disposta a esclarecer com a Rússia o impacto positivo mútuo de um aumento no comércio e trocas com nossos vizinhos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação