Mundo

Premiê israelense enviará conselheiro aos EUA para discutir sobre o Irã

O presidente Obama convidou no domingo (24/11) Netanyahu a discutir o acordo sobre a questão nuclear iraniana e propôs consultas sobre este assunto

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 13:35
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira (25/11) o envio do conselheiro para a segurança nacional para os Estados Unidos para discutir o futuro acordo final sobre a questão nuclear iraniana. "Eu ficaria feliz em poder me juntar às vozes em todo o mundo que saudaram o acordo de Genebra. É verdade que a pressão internacional que nós exercemos trouxe um resultado melhor do que o originalmente esperado, mas continua a ser um mau acordo", declarou Netanyahu ao Parlamento.

[SAIBAMAIS]"Ele reduz a pressão sobre o Irã sem receber nada tangível em troca", considerou o primeiro-ministro, segundo o texto de seu discurso divulgado pelo seu gabinete. "Falei ontem com o presidente (dos Estados Unidos, Barack) Obama e concordamos que nos próximos dias uma delegação chefiada pelo conselheiro de Segurança Nacional Yossi Cohen irá aos Estados Unidos para discutir o acordo final com o Irã", acrescentou.



"Este acordo deve conduzir a um resultado: o desmantelamento da capacidade nuclear do Irã", insistiu Netanyahu, recordando as declarações feitas na última semana pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, defendendo "os direitos nucleares do Irã" e condenando "o regime sionista à extinção". "Reafirmo o meu compromisso, como primeiro-ministro de Israel, evitar que os líderes do Irã alcancem a capacidade de destruir o Estado de Israel", prometeu.

O presidente Obama convidou no domingo (24/11) Netanyahu a discutir o acordo sobre a questão nuclear iraniana e propôs consultas sobre este assunto. Netanyahu criticou no domingo, especialmente os Estados Unidos, pelo acordo alcançado em Genebra, chamando-a de "erro histórico".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação