Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chinês rouba iPhone, mas envia lista de contatos escrita a mão para o dono

O celular roubado tinha cerca de mil contatos gravados na memória, e o proprietário que não tinha nenhuma cópia dos registros

Pequim - Um ladrão que roubou o iPhone de uma pessoa na China teve o trabalho de escrever em 11 páginas de papel a longa lista de contatos gravada no aparelho da vítima, indicou a imprensa chinesa nesta segunda-feira (25/11). O iPhone roubado tinha cerca de mil contatos gravados na memória, e o proprietário, Zou Bin, que não tinha nenhuma cópia dos registros, estava mais preocupado com a perda desses números do que com a do próprio telefone, informou a agência de notícias Xinhua.



Zou Bin trabalha, de fato, com bares, que na China têm uma reputação de manter relações com grupos criminosos. "Se você é minimamente sensato, devolva o telefone para o seguinte endereço", advertiu. Poucos dias depois, a vítima recebeu um pequeno pacote com o cartão SIM do aparelho e 11 páginas de papel nas quais foram inscritos todos os números armazenados em seu telefone, indicou a Xinhua, afirmando que Bin Zou quase não acreditou no que via.

"Ele teria que ter perdido um monte de tempo para escrever um por um os mil contatos, nomes e números. Imagino que sua mão deva estar inchada", disse Zou, citado pela agência de notícias. Zou acredita que o roubo ocorreu no início de novembro, em algum lugar entre Yiyang e Changsha, na província de Hunan (centro). Internautas chineses elogiaram o esforço do ladrão do iPhone. Alguns lhe o apelidaram de "a consciência de toda a corporação (de ladrões)".