Mundo

Alemanha: 'Tesouro nazista' incluía 39 obras de Toulouse-Lautrec

Por enquanto, foram divulgadas 118 das 1.406 obras encontradas em fevereiro de 2012 no apartamento do octogenário Cornelius Gurlitt

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 19:10
A Alemanha tornou públicas pela internet 39 desenhos e litografias de Toulouse-Lautrec, tiradas de 1.406 obras do tesouro artístico encontrado em Munique (sul), do qual uma parte foi roubada de judeus durante o nazismo.

Destas 39 obras do pintor francês, 34 são visíveis em fotos e cinco mencionadas sem foto no site web lostart.de, editado pela célula da coordenação federal dedicada à arte desaparecida durante a Segunda Guerra Mundial, observou a AFP.



Por enquanto, foram divulgadas 118 das 1.406 obras encontradas em fevereiro de 2012 no apartamento do octogenário Cornelius Gurlitt, filho de um merchand com vínculos com os nazistas no passado.

A Alemanha anunciou na quarta-feira (20/11) passada que publicaria progressivamente as fotos de 590 destas 1.409 obras. Em lostart.de, apareceram na quinta-feira obras de Evard Munch e Max Liebermann.

A publicação de obras de Toulouse-Lautrec também foi comunicada pelo ministério alemão da Cultura, mas as obras em questão não tinham sido divulgadas online até esta segunda-feira (25/11).

"Trata-se, agora, graças à investigação de procedência destas obras, de determinar (...) se estão ligadas às perseguições nazistas", havia anunciado o ministério na quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação