Mundo

Começa segunda fase da retirada de combustível da piscina 4 de Fukushima

Esta é a operação mais delicada desde a estabilização das instalações nucleares em dezembro de 2011

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 08:22
Tóquio - A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima iniciou nesta terça-feira as operações de retirada de combustível nuclear da piscina do reator 4.

A Tokyo Electric Power (TEPCO) explica em um comunicado que vai retirar combustível usado, o que dificulta ainda mais a tarefa, pois é mais radioativo que o combustível novo retirado na primeira fase.

[SAIBAMAIS]

A TEPCO executou sem problemas, de 18 a 22 de novembro, a primeira fase da retirada de 22 unidades de combustível novo, das 1.533 (202 delas novas) que devem ser transportadas da piscina 4 para a piscina comum, considerada mais segura. "Nós vamos agir da mesma forma que na primeira fase, mas com grandes precauções, já que o combustível usado é mais sensível", afirma o comunicado da empresa.

Leia mais notícias em Mundo

Esta é a operação mais delicada desde a estabilização das instalações nucleares em dezembro de 2011, seis meses depois do terremoto e maremoto que devastaram o nordeste do Japão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação