Mundo

Corrente de lava é observada em nova ilha surgida ao sul de Tóquio

Segundo os especialistas, o fato de existir uma corrente de lava que está endurecendo aumenta as probabilidades de que a ilha permaneça sobre a superfície

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 08:26
Segundo os especialistas, o fato de existir uma corrente de lava que está endurecendo aumenta as probabilidades de que a ilha permaneça sobre a superfície

Tóquio - Um rio de lava foi observado na segunda-feira na ilha que surgiu mil quilômetros ao sul de Tóquio, segundo imagens divulgadas pelas autoridades japonesas.

A ilha, que uma semana depois do surgimento ainda não tem nome, tem forma oval, com 400 metros de comprimento e 200 de largura, e uma superfície de quase 50 metros de lava solidificada em uma de suas vertentes.

A corrente de lava foi observado pelos cientistas e pela guarda costeira que vigiam regularmente o estado da pequena ilha, que fica a 500 metros da ilha desabitada de Nishinoshima, no arquipélago de Ogasawara. Na segunda-feira foram observadas fumaça, cinzas e lava de duas crateras localizadas na sexta-feira.

[SAIBAMAIS]

Segundo os especialistas, o fato de existir uma corrente de lava que está endurecendo aumenta as probabilidades de que a ilha permaneça sobre a superfície, mas ainda não está descartada a possibilidade de desaparecer sob a água de maneira tão rápida como apareceu. O governo japonês decidiu esperar antes de dar um nome à ilha.

Leia mais notícias em Mundo

"É possível, no entanto, que a erupção dure muito tempo e que (a ilha) cresça ainda mais", afirmou Yoshihiko Tamura, do Centro Japonês de Pesquisa Oceanográfica. Esta é a primeira vez em 40 anos que emerge uma pequena ilha na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação