Mundo

Londres protesta contra Madri por abertura de malote diplomático

"A correspondência oficial diplomática é inviolável", afirmou o porta-voz do governo conservador-liberal do primeiro-ministro David Cameron.

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 11:04
Londres - O governo britânico apresentou formalmente uma queixa a Espanha pela abertura de um malote diplomático na fronteira com Gibraltar, informou o Foreign Office.

"A embaixada britânica em Madri protestou formalmente ao ministério das Relações Exteriores espanhol com uma nota verbal e espera uma explicação urgente", disse um porta-voz do Foreign Office, que considerou o ocorrido uma "séria violação da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas". O jornal Gibraltar Chronicle informou que a Guarda civil abriu e revistou um malote diplomático na passagem de fronteira na sexta-feira.

[SAIBAMAIS]

"A correspondência oficial diplomática é inviolável", afirmou o porta-voz do governo conservador-liberal do primeiro-ministro David Cameron.

Leia mais notícias em Mundo

Este é o episódio mais recente de uma longa série de incidentes entre Espanha e Grã-Bretanha desde a instalação, em 24 de julho, pelas autoridades de Gibraltar de um recife de 70 blocos de cimento nas águas ao redor da colônia britânica de 7 km2 e 30.000 habitantes no extremo sul da Península Ibérica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação