Mundo

Oposição síria afirma que Assad não tem espaço em uma transição

Apesar dos jihadistas e rebeldes islamitas terem rejeitado a iniciativa, a Coalizão considera "muito positivo" o anúncio de uma data para a reunião

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 11:33
Beirute - A coalizão da oposição síria afirmou nesta terça-feira (26/11) que o presidente Bashar al-Assad não deve desempenhar nenhum papel em uma transição, em reação ao anúncio da celebração de uma conferência de paz em Genebra em 22 de janeiro.

"A coalizão afirma seu repúdio absoluto a que Bashar al-Assad e todos os criminosos responsáveis por matar o povo sírio participem nas instâncias de poder durante o período transitório e exige que não desempenhem nenhum papel no futuro político da Síria", afirma a oposição em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Apesar dos jihadistas e rebeldes islamitas terem rejeitado a iniciativa, a Coalizão considera "muito positivo" o anúncio de uma data para a reunião.

Leia mais notícias em mundo

E considera que a comunidade internacional "deve fazer com que a ajuda humanitária seja distribuída em todo o país e que os prisioneiros sejam libertados". Também pede o "fim imediato dos massacres". A Coalizão afirma que a conferência de janeiro deve "obter a aplicação de todos os dispositivos acordados em Genebra 1", que aconteceu em junho de 2012.

Na reunião, os participantes concordaram com a formação de um governo transitório, sem pronunciar-se sobre um eventual papel de Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação