Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil negocia transferência 377 nigerianos presos para o país de origem

De acordo com o governo brasileiro, uma subcomissão envolvendo os ministérios da Justiça dos dois países deve buscar uma solução para os presos nigerianos no primeiro semestre de 2014

Os vice-presidentes do Brasil, Michel Temer, e da Nigéria, Mohamed Namadi Sambo, abriram nesta terça-feira (26/11) o Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, com a participação de ministros de várias áreas, de ambos os lados, e estabeleceram assuntos prioritários para as próximas reuniões anuais. A área de segurança e defesa teve grande destaque. Um dos temas abordados foi a transferência para seu país de origem de 377 nigerianos condenados por crimes praticados no Brasil, e que cumprem pena nos presídios brasileiros.



Temer disse que as discussões entre os dois países foram divididas em nove eixos temáticos que devem ser aprofundados nas próximas reuniões: agricultura, segurança alimentar e desenvolvimento rural; comércio e investimentos, energia, inovação e defesa; cultura, temas jurídicos e consulares e infraestrutura. O vice-presidente destacou a importância da Nigéria para o país e as oportunidades de negócios.

;A Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente Africano. O Brasil é o primeiro destino das exportações da Nigéria. Mais de 50% do petróleo que importamos vêm da Nigéria. A Nigéria, ficou muito claro na reunião de hoje, oferece oportunidade a várias empresas brasileiras de infraestrutura e de energia que lá queiram fazer suas aplicações e seus trabalhos;, disse Temer. Para incrementar os investimentos brasileiros no país, que tem muita carência na área de infraestrutura e energia, está sendo estudada a abertura de um escritório do BNDES lá.