Mundo

Bombardeiros dos Estados Unidos entram na zona aérea de defesa chinesa

Os aviões, que não levam qualquer tipo de armamento, decolaram na segunda-feira (25/11) da ilha de Guam no Pacífico

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 16:29
Washington - Dois aviões bombardeiros americanos B-52 entraram na polêmica zona de defesa aérea disposta pela China, sem informar Pequim, segundo dirigentes americanos nesta terça-feira (26/11). Os aviões, que não levam qualquer tipo de armamento, decolaram na segunda-feira (25/11) da ilha de Guam no Pacífico. O voo estava previsto há tempos e faz parte de um exercício na zona, segundo a fonte.

[SAIBAMAIS]"Ontem à noite (segunda-feira), realizamos um exercício que estava planejado há tempos. Envolveu duas aeronaves que partiram de Guam", afirmou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren, aos jornalistas. O plano de voo não foi entregue às autoridades chinesas com antecedência e a missão transcorreu sem incidentes, afirmou Warren.



Os dois aviões permaneceram menos de uma hora na zona aérea de identificação decretada unilateralmente no sábado pelo governo chinês, acrescentou. Um funcionário da defesa americana, que pediu para não ser identificado, confirmou que os aviões usados foram dois bombardeiros B-52.

A China anunciou a zona de defesa aérea em meio a uma disputa com o Japão por ilhas que os dois países reivindicam no Mar da China Oriental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação