Mundo

Irã vai 'passo a passo' em direção a acordo global, diz Hassan Rohani

A questão do enriquecimento é o centro das preocupações das potências ocidentais, que acreditam que o urânio enriquecido a 20% pode servir de base ao Irã para obter urânio a 90% destinado ao uso militar

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 20:00
Hassan Rohani: procuramos um engajamento construtivo com o mundoTeerã - O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou nesta terça-feira (26/11) que seu país seguirá "passo a passo" em direção a um acordo global com as grandes potências sobre o programa nuclear de Teerã, mas afirmou que os iranianos "jamais" abandonarão o enriquecimento de urânio.

"Procuramos um engajamento construtivo com o mundo. Vamos passo a passo neste caminho em direção a um acordo global com o 5%2b1" (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha), disse Rohani em entrevista à TV estatal. O presidente fez nesta terça-feira um balanço dos 100 primeiros dias de governo, marcado pela conclusão no domingo, em Genebra, de um acordo provisório sobre a limitação das atividades nucleares em troca da suspensão parcial das sanções ocidentais contra o Irã.



O acerto, válido por seis meses, deve conduzir a um acordo global no prazo de um ano. Este acordo "é um primeiro passo muito positivo, mas o caminho ainda é longo", destacou Rohani, acrescentando que o "enriquecimento (de urânio), que faz parte dos nossos direitos, prosseguirá". "O Irã jamais abandonará suas atividades de enriquecimento".

A questão do enriquecimento é o centro das preocupações das potências ocidentais, que acreditam que o urânio enriquecido a 20% pode servir de base ao Irã para obter urânio a 90% destinado ao uso militar.

"Todo o mundo está contente" com este acordo, concluído após mais de um mês e meio de negociações intensas, "exceto os belicistas e este regime ilegítimo e invasor", disse o presidente iraniano, em referência a Israel.

Rohani alfinetou o governo de seu predecessor, Mahmud Ahmadinejad, no poder entre 2005 e 2013. "A administração precedente arrecadou em oito anos 600 bilhões de dólares com petróleo e gás. Foi o governo mais rico da história do Irã, e também o mais endividado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação