Agência France-Presse
postado em 27/11/2013 09:29
Cabul - Seis funcionários afegãos da ONG francesa Acted foram assassinados nesta quarta-feira (27/11) na província de Faryab, no norte do Afeganistão, segundo fontes concordantes, em um crime que a polícia local acusa os insurgentes talibãs. "Seis funcionários afegãos morreram em uma emboscada que tinha como alvo uma equipe de sete pessoas. Uma pessoa saiu ferida do ataque", indicou Adrien Tomarchio, assessor da Agência de Ajuda à Cooperação Técnica e ao Desenvolvimento (Acted)."Foram mortos por suas atividades de apoio ao desenvolvimento no norte do país", acrescentou. O chefe da polícia regional, Nabi Jan Mullahkhail, havia indicado, em um primeiro momento, a morte de sete pessoas. As vítimas partiram da capital provincial, Maimana, e se dirigiam para o distrito de Almar quando foram interceptados por "talibãs", segundo Mullahkhail.
"Os insurgentes fizeram com que saíssem do veículo e logo os assassinaram a tiros", indicou. O ataque aos funcionários da Acted, cuja sede está em Paris, não foi reivindicado. "Lamentamos a morte de nossos companheiros no cumprimento de suas funções", declarou Tomarchio. "Nossos pensamentos estão dirigidos às famílias e amigos de nossos companheiros mortos, assim como a nossas equipes no Afeganistão".
"Estamos presentes no norte do Afeganistão com atividades de apoio ao desenvolvimento rural", explicou. "Cerca de 800 pessoas, uma grande parte delas afegãs, trabalham no Afeganistão, onde estamos há 20 anos", explicou. Este drama é o segundo golpe sofrido pela Acted, depois de que outros dois funcionários da República Centro-Africana morreram em setembro.