Agência France-Presse
postado em 27/11/2013 11:25
Moscou - O Kremlin exigiu que seja desmontado o baú gigante com as cores da marca francesa de luxo Louis Vuitton instalado na Praça Vermelha e cuja presença provocou indignação em Moscou, indicou nesta quarta-feira (27/11) uma fonte da presidência russa. "A construção desse pavilhão na Praça Vermelha não foi objeto de um acordo com a administração presidencial", declarou a fonte.
Os serviços administrativos do Kremlin não foram consultados antes da instalação do baú, segundo indicou à AFP por telefone o porta-voz desses serviços. A instalação que reproduz o baú da marca Louis Vuitton tem nove metros de altura e 30 de comprimento, e se encontra há dez dias no centro da praça, patrimônio mundial da Unesco.
O pavilhão deveria acolher a partir de 2 de dezembro e até 19 de janeiro uma exposição de malas e bolsas da marca. O dinheiro arrecadado com as entradas seria destinado à fundação de caridade da modelo russa Natalia Vodianova, a Naked Hearts, que ajuda crianças com deficiências física. Mas a instalação provocou reações variadas entre os políticos e a sociedade civil, principalmente por causa de suas dimensões.