Agência France-Presse
postado em 28/11/2013 19:32
Um novo instituto de cultura islâmica foi inaugurado nesta quinta-feira (28/11), em Paris, pelo prefeito da cidade, Bertrand Delano;.Muitas pessoas foram prestigiar o lançamento do prédio, construído por meio de um financiamento público-privado, no popular e cosmopolita bairro Goutte d;Or, onde, até então, muitos fiéis faziam suas preces nas ruas.
"Paris estava precisando de um local de troca e convívio que desse espaço às culturas do Islã. Nós estamos no coração da vocação universal da cidade", disse Delano; em entrevista a um jornal no último domingo.
"Este é um projeto inédito na França, que respeita totalmente a lei 1905", sobre a separação do Estado e das igrejas, que proíbe o governo de financiar cultos religiosos e locais de culto - ressaltou o administrador do bairro, Daniel Vaillant.
"O princípio da laicidade não proíbe que a comunidade se preocupe com as condições nas quais as pessoas rezam", afirmou um membro do gabinete do prefeito.
O edifício de 1.400 m; conta com salas de exposição e de ensino, assim como um hamam (banho turco).
A nova sala de orações não suprirá, contudo, a escassez de locais de culto muçulmanos no norte de Paris - região menos abastada da capital francesa. A prefeitura promete para 2015 a inauguração de um novo espaço no bairro.