Agência France-Presse
postado em 01/12/2013 09:06
Kiev - Milhares de manifestantes pró-europeus saíram às ruas neste domingo no centro de Kiev com a intenção de realizar uma manifestação a Praça da Independência, apesar da proibição das autoridades.[SAIBAMAIS]Depois de se reunirem em um parque do centro da cidade, os manifestantes se dirigiram para a praça levando bandeiras ucranianas e europeias e gritando slogans contra o presidente Viktor Yanukovitch.
Na véspera, a oposição ucraniana pró-europeia exigiu a realização de eleições presidenciais e legislativas antecipadas e a demissão do presidente Yanukovich depois da dispersão violenta dos manifestantes em Kiev.
O próprio Yanukovitch condenou o uso da força contra manifestantes da oposição, afirmando estar "profundamente indignado com os acontecimentos durante a noite na Praça da Independência" de Kiev.
Leia mais notícias em Mundo
Dezenas de pessoas ficaram feridas no sábado em Kiev quando a polícia dispersou com violência os manifestantes que pediam a renúncia do presidente ucraniano por não ter assinado um acordo de associação com a União Europeia.
A União Europeia não conseguiu convencer a Ucrânia a assinar na sexta-feira um acordo histórico selando sua aproximação com o Ocidente, ante a pressão de Moscou, o que levou os ucranianos às ruas.