Mundo

Ato público por "revolução fiscal" reúne milhares de pessoas em Paris

Um dos organizadores da marcha, o Front de Gauche, que reúne diversos partidos de esquerda, afirmou que cerca de 100.000 pessoas foram às ruas

Agência France-Presse
postado em 01/12/2013 16:00
Num dos cartazes levados pelos manifestantes, um proclamava
Paris - Milhares pessoas se reuniram em Paris, neste domingo (1;/12), para pedirem uma "revolução fiscal" na França e protestarem contra a política de taxação do governo do presidente socialista François Hollande. Um dos organizadores da marcha, o Front de Gauche, que reúne diversos partidos de esquerda, afirmou que cerca de 100.000 pessoas foram às ruas. A polícia informa que contabilizou não mais do que 7.000 manifestantes.


O Front de Gauche reclamou dos números "absurdos" da polícia, afirmando que eles foram "ditados" pelo ministro francês do Interior, Manuel Valls, e que esta diferença está "à altura do medo que nós causamos neles". Rumo à sede do ministério das Finanças, os manifestantes levavam bandeiras com as cores do Partido de Esquerda, do Partido Comunista e do Front de Gauche. Algumas pessoas também levavam uma vassoura nas mãos.

Num dos cartazes levados pelos manifestantes, um proclamava "contra injustiça fiscal, taxar o capital, não ao aumento da TVA" (taxa sobre valor agregado). A questão fiscal está no cerna de um grande descontentamento social na França, manifestado em diferentes movimentos.

Neste sábado, caminhoneiros insatisfeitos com a implementação da "ecotaxa" fizeram barreiras em diversas estradas em toda a França. Outra manifestação, desta vez organizada pelos "boinas vermelhas", reuniu por volta de 20.0000 pessoas para protestar contra a "ecotaxa" e pelo emprego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação