Agência France-Presse
postado em 02/12/2013 14:45
Os países da Europa Ocidental enviaram nesta segunda-feira um convite oficial a Israel para que participe de seu grupo no Conselho de Direitos Humanos na ONU, com o qual o Estado judeu está em conflito há muitos anos.
"Hoje, o Grupo de Estados da Europa Ocidental e Outros (GEOA) enviou uma carta a Israel", declarou à AFP uma fonte diplomática em Genebra. A carta foi enviada nesta segunda ao representante permanente de Israel nas Nações Unidas, disse. "Agora, eles (do grupo de países da Europa Ocidental) esperam uma resposta", acrescentou.
A mesma fonte ressaltou que os membros do GEOA (que inclui os Estados Unidos) não precisaram votar sobre o convite a Israel. Israel rompeu todo o contato com o Conselho em março de 2012, quando foi anunciada a abertura de uma investigação sobre os assentamentos israelenses em territórios palestinos ocupados.
[SAIBAMAIS]Em janeiro, Israel tornou-se o primeiro país a se recusar a participar da análise periódica sobre a situação dos direitos Humanos no mundo. Mas o Estado judeu optou pelo fim de seu boicote em outubro, quando o embaixador Eviator Manor compareceu perante o Conselho para defender os avanços de Israel em matéria de direitos Humanos.
Embora geograficamente localizado na Ásia, Israel teve seu acesso negado pelo grupo Ásia-Pacífico por vários países árabes e muçulmanos, o que deixou o país sem representação de um grupo geográfico.
Além das investigações dos assentamentos israelenses, Israel também lamenta o fato de ser o único país com um ponto fixo na agenda (item 7) de cada sessão do Conselho (três vezes por ano).