Agência France-Presse
postado em 03/12/2013 08:00
Moscou - Um tribunal russo declarou nesta terça-feira (3/12) culpados os três suspeitos da agressão com ácido ao diretor artístico do Bolshoi Serguei Filin, entre eles o bailarino Pavel Dimitrichenko.
Dimitrichenko e os outros dois acusados, Yuri Zarutski e Andrei Lipatov, foram declarados culpados no início da audiência pela juíza Elena Maximova, que pronunciará mais tarde as penas correspondentes.
[SAIBAMAIS]Os três são julgados desde outubro em um tribunal moscovita pelo ataque, cometido em 17 de janeiro diante da casa do diretor artístico do prestigioso teatro.
O ataque provocou ferimentos graves no rosto e nos olhos de Serguei Filin, de 43 anos. O diretor passou por várias cirurgias na Alemanha.
Na semana passada, a promotoria pediu nove anos de prisão para Dimitrichenko, 10 para Zarutski, executor da agressão, e seis para o motorista Lipatov.
Segundo a acusação, o ataque foi organizado com antecedência e todos as pessoas interrogadas durante o processo demonstraram que Dimitrichenko, em conflito com Filin, tinha motivos para cometer a agressão.
Durante o processo, o bailarino, de 29 anos, negou que tenha desejado ferir gravemente de forma premeditada Filin, mas admitiu que pediu que ele fosse agredido. Zarutski afirmou que atacou Filin com ácido por iniciativa própria.