Mundo

Obama respalda negociação do processo de paz da Colômbia com as Farc

Em 2011, os Estados Unidos e a Colômbia firmaram um acordo de livre comércio e o governo norte-americano financiou, durante dez anos (entre 2000 e 2010) o chamado Plano Colômbia

postado em 03/12/2013 20:22
Bogotá - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta terça-feira (3/12) que a Casa Branca respalda o processo de paz iniciado pelo governo colombiano e as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc). ;O passo em direção a paz foi correto;, disse Obama, ao lado do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos. Os dois se reuniram por mais de uma hora na Casa Branca.

[SAIBAMAIS];Dei parabéns ao presidente [Santos] por seus audazes e valentes esforços de levar a paz duradoura por meio dessa negociação com as Farc;, disse o presidente dos Estados Unidos após o encontro. Obama se referiu a Santos como a um ;grande amigo; e que na última década houve mais aproximação e aprofundamento nas relações bilaterais.

Em 2011, os Estados Unidos e a Colômbia firmaram um acordo de livre comércio e o governo norte-americano financiou, durante dez anos (entre 2000 e 2010) o chamado Plano Colômbia, para combater o narcotráfico, e que, indiretamente também equipou o Exército para o conflito armado com a guerrilha. O plano foi executado durante o governo de Álvaro Uribe, em que Santos participou como ministro de Defesa.

Leia mais notícias em Mundo

O presidente colombiano, por outro lado, agradeceu o colega norte-americano pelo apoio e respaldo ao processo de paz e disse que os dois países estudam a possibilidade de triplicar programas conjuntos de treinamento de policiais e soldados na América Central e no Caribe, com objetivo de aumentar a ;segurança na região;.

No fim da reunião, em tom mais ameno, os dois presidentes falaram um pouco sobre o Mundial de Futebol de 2014, que ocorrerá no Brasil. Obama lembrou o fato das seleções dos EUA e da Colômbia conseguirem a classificação para a competição da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Santos brincou e disse esperar que as duas equipes não se encontrem na primeira rodada. ;Não queremos ter que passar pelo problema de eliminá-los;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação