Mundo

Fossa comum com 21 corpos é encontrada próximo a região de Bamaco, no Mali

A descoberta aconteceu uma semana depois da detenção e indiciamento de Amadou Haya Sanogo, autor do golpe de Estado de 22 de março de 2012 contra o presidente Touré

Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 09:04
Bamako - Vinte e um corpos, provavelmente de militares ligados ao presidente malinês destituído em março de 2012, Amadou Toumani Touré, foram encontrados nesta quarta-feira (4/12) perto de Bamaco, informaram fontes judiciais. "Encontramos uma fossa com 21 corpos, provavelmente de militares ;boinas vermelhas;, em Diago. Os corpos foram exumados", declarou uma fonte do ministério da Justiça, que participou na operação.

[SAIBAMAIS]De acordo com uma fonte dos serviços de segurança, os "documentos de identidade encontrados na fossa comum confirmaram que eram militares ;boinas vermelhas; desaparecidos". A descoberta aconteceu uma semana depois da detenção e indiciamento de Amadou Haya Sanogo, autor do golpe de Estado de 22 de março de 2012 contra o presidente Touré. Também foram detidos 15 colaboradores, principalmente militares.



Segundo o governo, no momento Amadou Sanogo está acusado de cumplicidade no sequestro de pessoas, mas uma fonte ligada ao juiz de instrução Yaya Karembe, que coordena o caso, afirmou que o detido foi indiciado por "homicídios, cumplicidade em homicídios, assassinatos, sequestro de pessoas e cumplicidade em sequestro". Em 30 de abril de 2012, os ;boinas vermelhas; tentaram em vão retomar o poder. Vinte deles foram assassinados pelos ;boinas verdes;, os homens de Sanogo, cujos corpos nunca foram encontrados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação