Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 09:09
Paris - O presidente da França, François Hollande, foi submetido a uma operação de próstata em fevereiro de 2011, poucas semanas antes das primárias socialistas para a eleição presidencial de 2012, informaram fontes do governo, confirmando uma informação não revelada publicamente até agora. "Foi submetido a uma intervenção benigna em fevereiro de 2011, que não precisou de acompanhamento médico", informou a presidência da França.
[SAIBAMAIS]"O presidente da República, François Hollande, confirma que no mês de fevereiro de 2011 foi hospitalizado durante alguns dias no setor de urologia do Centro Médico Universitário Cochin (em Paris) por uma hipertrofia benigna da próstata", explica um comunicado. O primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, afirmou à rádio RTL que Hollande "não era presidente da República quando aconteceu a pequena operação benigna".
"Não temos que respeitar isto? Somos obrigados sempre a tornar pública a vida privada?", questionou Ayrault. O deputado da UMP (oposição) Bernard Debré, reconhecido especialista em urologia e diretor do setor no qual Hollande foi operado, afirmou que o atual presidente "não se escondeu" no momento da cirurgia. "Não havia nada! É como se falássemos: vocês sabem, François Hollande foi operado de apendicite aos sete anos. E então?", declarou à Radio France Internationale.
Debré integrou a equipe médica que tratou o ex-presidente francês François Mitterrand de um câncer de próstata. O estado de saúde dos presidentes é um tema sensível na França, após a doença de Georges Pompidou, falecido em 1974, o câncer de François Mitterrand e o acidente vascular cerebral de Jacques Chirac, que só foram divulgados posteriormente. François Hollande se comprometeu a publicar um comunicado sobre sua saúde a cada seis meses. O último, com data de 6 de março de 2013, indicava que o estado de saúde do presidente era "normal".