Mundo

Caminhão com carregamento radioativo é roubado no México, segundo AIEA

O material transportado, cobalto-60, é utilizado em radioterapia em um hospital da cidade de Tijuana

Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 10:12
Viena - Um caminhão com carregamento radioativo destinado a usos médicos, que pode ser extremamente perigoso, foi roubado no México, declarou nesta quarta-feira (4/12) a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

[SAIBAMAIS]O caminhão transportava uma fonte radioativa de cobalto-60 utilizada em radioterapia procedente de um hospital da cidade de Tijuana (noroeste) e se dirigia a um centro de armazenamento de dejetos radioativos no centro do país, quando foi roubado em Tepojaco, perto da Cidade do México, informou esta agência da ONU em um comunicado. "No momento em que o caminhão foi roubado, a fonte (radioativa) estava devidamente protegida. No entanto, a fonte pode ser extremamente perigosa para uma pessoa se a proteção for retirada ou se for danificada", explicou.



A AIEA declarou que havia sido informada sobre o roubo, ocorrido no dia 2 de dezembro, pela Comissão Nacional de Segurança Nuclear e Salvaguardas (CNSNS), a autoridade de segurança nuclear mexicana. "As autoridades mexicanas estão buscando atualmente a fonte e emitiram um comunicado de imprensa para advertir ao público", declarou a AIEA no texto.

O material não pode ser utilizado em uma arma convencional, mas em teoria pode ser empregado nas chamadas "bombas sujas", artefatos explosivos que propagam material radioativo sobre uma ampla extensão. Os especialistas alertam há tempos sobre os riscos de armazenar grandes quantidades deste tipo de materiais em hospitais e outros centros de todo o mundo sob medidas de segurança insuficientes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação