Mundo

Autoridades iranianas prendem cantor pop e vários internautas

O artista Amir Tatalou, 30 anos e originário de Teerã foi preso por questões de segurança. Os grupos musicais iranianos não podem produzir nem vender álbuns sem autorização governamental

Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 11:16
Teerã - As autoridades iranianas prenderam um famoso cantor pop e vários internautas, informou nesta quarta-feira a imprensa britânica. O general Massud Zahedian, chefe da polícia, confirmou a prisão do cantor Amir Tatalou, 30 anos e originário de Teerã, segundo o jornal reformista Etemad.

[SAIBAMAIS]Segundo a publicação, o cantor foi preso por razões de segurança. Inúmeras mensagens de apoio foram postadas no Facebook do cantor que possui 570 mil seguidores. "Por que essa prisão? Quero meu Amir, ou vou me suicidar", escreveu a fã Frina Linson. Os grupos musicais iranianos não podem produzir nem vender álbuns sem autorização governamental. As autoridades visam principalmente os artistas cuja música tem repercussão no exterior através de canais via satélite.



A agência Fars também anunciou a prisão de vários internautas pelos serviços de inteligência da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime islâmico. Os usuários "tinham ligações com estrangeiros através de uma rede complexa e cometeram crimes", afirma o jornal. Segundo o Etemad, sete pessoas que trabalhavam para o site "Orange" também foram presas. O novo presidente iraniano Hassan Rohani, eleito em junho com o apoio de reformistas e moderados, prometeu mais liberdade, mas ainda enfrenta a resistência de conservadores que controlam vários órgãos de poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação