Mundo

Rússia: escudo antimísseis da Otan perde valor após acordo com Irã

Lavrov insistiu que esse projeto de escudo é um dos principais pontos de divergência entre seu país e a Otan

Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 17:35
O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, declarou nesta quarta-feira (4/12) que o acordo sobre o programa nuclear do Irã inutiliza a ampliação do escudo antimísseis da Otan, promovida pelos Estados Unidos na Europa e que conta com a oposição de Moscou há anos.

"Se o acordo for totalmente aplicado, o Irã põe, definitivamente, um fim ao seu programa nuclear. E, se a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) exercer seu controle, não há razões para lançar o escudo antimísseis na Europa", declarou Lavrov, ao término de uma reunião com seus colegas dos países da Otan, em Bruxelas.

Lavrov insistiu que esse projeto de escudo é um dos principais pontos de divergência entre seu país e a Otan.

O sistema da aliança atlântica vem sendo ampliado, progressivamente, há três anos. Ele é destinado a proteger os países europeus membros da organização de uma eventual ameaça balística iraniana. A Rússia vê o programa como uma ameaça à sua segurança e reivindica um compromisso formal por parte da Otan de que não é contra Moscou.



O escudo antimísseis, que utiliza tecnologia americana, prevê a instalação de radares na Turquia e de baterias de mísseis para interceptação de outros mísseis na Romênia e na Polônia.

O Irã e o Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) assinaram um acordo que limita por seis meses as atividades nucleares de Teerã, em troca do alívio nas sanções econômicas ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação