Mundo

Irã: grupo de potências nucleares aplicará com seriedade acordo de Genebra

As duas partes devem participar em uma nova reunião na próxima semana em Viena para negociar os detalhes do mecanismo de aplicação do acordo

Agência France-Presse
postado em 05/12/2013 09:41
Teerã - As grandes potências nucleares mostraram ao Irã a vontade de aplicar com "seriedade" o acordo nuclear negociado com Teerã no fim de novembro, afirma a imprensa iraniana, que cita o chanceler Mohammad Javad Zarif. Zarif conversou por telefone com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que representava as grandes potências presentes nas negociações de Genebra.

[SAIBAMAIS]O Irã e o grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) alcançaram em 24 de novembro em Genebra um acordo, no qual Teerã limitará as atividades nucleares em troca da suspensão parcial das sanções. "Ashton me ligou novamente para garantir que o grupo 5%2b1 aplicará com seriedade os compromissos e expressou esperanças no progresso de um acordo global", previsto para em até um ano, afirmou Zarif, segundo a agência oficial Irna.



As duas partes devem participar em uma nova reunião na próxima semana em Viena para negociar os detalhes do mecanismo de aplicação do acordo, que deve permitir as visitas regulares da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a determinados complexos nucleares. O representante iraniano na AIEA, Reza Najafi, afirmou que o país começará a congelar as atividades nucleares em janeiro de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação