Mundo

Família é vigiada por proximidade com material radioativo no México

O material radioativo fazia parte de um equipamento de teleterapia em desuso que estava sendo transportado por um caminhão roubado na segunda-feira (2/12) por dois homens armados

Agência France-Presse
postado em 05/12/2013 13:26
Cidade do México - Uma família se encontra sob vigilância médica por ter ficado perto de um material radioativo encontrado na quarta-feira (4/12) no México, dois dias depois de ter sido roubado, informou uma fonte do governo, que não revelou o número de pessoas envolvidas. O material radioativo fazia parte de um equipamento de teleterapia em desuso que estava sendo transportado por um caminhão roubado na segunda-feira (2/12) por dois homens armados.

Depois de uma operação de busca, as autoridades acharam na quarta a fonte radioativa do material, a uma distância de cerca de um quilômetro do caminhão e alertaram que quem manipulou o equipamento corria risco de morte. As autoridades não sabem dizer se as pessoas que roubaram o caminhão foram as mesmas que abriram o recipiente, mas garantiram que a radiação que receberam é mortal porque a intensidade da fonte é muito alta.

O material radioativo foi encontrado na localidade de Hueypoxtla, no estado do México, e a zona foi isolada para que ninguém se aproxime do local, mas não ocorreu evacuação porque a substância estava em uma zona rural. O roubo havia sido informado pela CNSNS e envolveu um caminhão Volkswagen Worker branco com grua integrada que transportava equipamento médico em desuso com material radioativo no município de Tepujaco, no estado de Hidalgo.



A CNSNS também tinha indicado que a fonte radioativa estava no interior desse equipamento médico devidamente protegida e não representava risco algum desde que o material não fosse quebrado ou manuseado. O material estava sendo transferido para Centro de Armazenamento de Dejetos Radioativos, segundo a CNSNS.

Jaime Aguirre Gómez, diretor-geral adjunto de segurança radiológica da CNSNS, disse à AFP que o material radioativo continua 60 gramas do isótopo cobalto 60 com atividade de quase 3.000 Curies, nível que especialistas consultados consideram suficiente para fabricar uma "bomba suja". O roubo ocorreu em um posto de gasolina em Tepujaco e foi realizado por dois homens armados que renderam o motorista do caminhão, segundo as autoridades do estado de Hidalgo.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou em sua sede em Viena que o carregamento radioativo pode ser extremamente perigoso. O material não poderia ser utilizado em uma arma convencional, mas, em teoria, poderia ser empregado nas chamadas "bombas sujas", que são artefatos explosivos que propagam material radioativo sobre uma ampla extensão. Os especialistas alertam há muito tempo para os riscos de armazenar grandes quantidades desse tipo de material em hospitais e outros centros de todo o mundo sem medidas de segurança adequadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação