Mundo

Horacio Cartes assina protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul

Antes de assumir a Presidência, Cartes havia suspendido a reincorporação do Paraguai ao Mercosul

Agência France-Presse
postado em 05/12/2013 16:00
O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, assinou nesta quinta-feira (5/12) o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul e o enviou para que seja ratificado pelo Senado, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Eladio Loizaga.

"Com esse ato, vamos reinstitucionalizar o Mercosul. A decisão foi autônoma, pensada e discutida", afirmou o chanceler Loizaga à imprensa ao anunciar a assinatura. A assinatura do presidente é uma etapa anterior à discussão da entrada da Venezuela no bloco regional por parte do Parlamento paraguaio, algo que o país ainda não havia feito.



Antes de assumir a Presidência, Cartes havia suspendido a reincorporação do Paraguai ao Mercosul por considerar que a Venezuela tinha sido admitida sem o consentimento e na ausência de Assunção, alegando que violou o tratado de criação do bloco.

O Paraguai foi suspenso como membro do Mercado Comum do Sul (Mercosul) na cúpula de junho de 2012, por decisão dos outros sócios plenos Argentina, Brasil e Uruguai, em rejeição à destituição do ex-presidente Fernando Lugo em um julgamento político que durou apenas 48 horas.

Na mesma cúpula, a Venezuela foi aceita no bloco, já que a entrada desse país estava sendo travada por não contar com a aprovação do Senado paraguaio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação