Mundo

Negociações com Israel em situação "difícil", diz negociador palestino

O chefe da diplomacia americana, que conseguiu relançar as negociações de paz no final de julho, disse que foram registrados progressos e referiu-se à possibilidade de uma nova visita dentro de uma semana

Agência France-Presse
postado em 05/12/2013 17:58
O chefe da delegação palestina nas negociações de paz com Israel, Saeb Erakat, afirmou nesta quinta-feira (5/12) à AFP que "a situação segue muito difícil e complicada", após se reunir com o secretário de Estado americano, John Kerry.

"A situação continua muito difícil e as questões são complicadas", declarou Erakat, após várias horas de discussões entre Kerry e o presidente palestino Mahmud Abbas, indicando que o chefe da diplomacia americana "apresentou muitas ideias, sobretudo sobre a segurança". Kerry se reuniu com Abbas esta tarde, após um longo encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O chefe da diplomacia americana, que conseguiu relançar as negociações de paz no final de julho, disse que foram registrados "progressos" e referiu-se à possibilidade de uma nova visita "dentro de uma semana".



"Há questões de soberania, de respeito e dignidade que são, evidentemente, significativas para os palestinos. E, para os israelenses, muitas questões de segurança", indicou Kerry, sem dar mais detalhes.

[SAIBAMAIS]Erakat acrescentou, por sua vez, que espera que o secretário americano "obrigue Israel a parar a colonização, que é a causa de todas essas dificuldades".

Mais cedo, Kerry citou a participação nas negociações de paz do general John Allen, ex-chefe da coalizão internacional no Afeganistão e conselheiro especial para o Oriente Médio.

Netanyahu exige que um futuro Estado palestino seja desmilitarizado e que Israel possa manter uma presença militar de longo prazo no Vale do Jordão, ao longo da fronteira com a Jordânia.

Já os palestinos rejeitam qualquer presença militar israelense em seu território após um acordo de paz, mas aceitam uma força internacional. Porém, essa opção foi rejeitada por Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação