Mundo

Imprensa sul-africana homenageia e recorda a herança de Mandela

"Hamba kahle Madiba" (Vá em paz Madiba), afirmaram alguns jornais em xhosa, a língua materna do ex-presidente

Agência France-Presse
postado em 06/12/2013 08:14
Capa de jornal sul-africano homenageia MandelaJohannesburgo - O rosto radiante de Nelson Mandela ilustra nesta sexta-feira (6/12) as primeiras páginas dos jornais sul-africanos, que destacam o impacto de sua morte no país e no resto do mundo. "Hamba kahle Madiba" (Vá em paz Madiba), afirmaram alguns jornais em xhosa, a língua materna do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz, que aos 95 anos.

"Ele se foi", afirma o jornal em língua africâner Die Burger, enquanto o Sowetan optou por um simples "Goodbye Tata" (Adeus papai). Os jornais destacam o luto do país. "O mundo chora", afirma o jornal The Star, ao citar as homenagens unânimes da comunidade internacional ao herói da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul.



Outras publicações ressaltam o papel determinante de Mandela no fim do regime segregacionista do apartheid e na transformação do país em uma democracia multiétnica em 1994. "Mandela sabia que a reconciliação era possível e, de maneira crucial, teve força de caráter suficiente para entender que tão necessário era o compromisso como a mão firme para negociar com o regime do apartheid", afirma o editorial do Business Day.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação