Mundo

Grã-Bretanha está em alerta devido à passagem da tempestade Xaver

Duas pessoas morreram quando a tempestade atingiu o país com ventos de 228 quilômetros por hora, antes de se dirigir à Alemanha e Holanda

Agência France-Presse
postado em 06/12/2013 10:03
Londres - As autoridades britânicas determinaram a saída de milhares de pessoas de áreas costeiras depois que a tempestade Xaver provocou o maior aumento no nível das águas em 60 anos, explicaram nesta sexta-feira (6/12). A situação melhorava, mas são esperadas marés altas novamente ao longo do dia, o que forçou o fechamento dos diques do Tâmisa para proteger Londres.

Móveis ficam em jardim de casa que caiu no mar durante tempestade em Hemsby, no Leste da Inglaterra
Duas pessoas morreram na quinta-feira (5/12) quando a tempestade atingiu o país com ventos de 228 quilômetros por hora, antes de se dirigir à Alemanha e Holanda. As autoridades explicaram que esvaziaram 10 mil lares: 9 mil em Norfolk, na costa leste, e mil no condado de Essex, no sudeste.

[SAIBAMAIS]A agência meteorológica britânica confirmou que foi o maior aumento no nível das águas desde 1953, quando as inundações mataram mais de 2 mil pessoas. Desde então, as defesas foram reforçadas. "Aguentaram bem", declarou à BBC o porta-voz da Agência do Meio Ambiente, Tim Connell.



Também nesta sexta-feira (6), três pessoas morreram e uma ficou ferida pela manhã quando uma rajada de vento provocou a queda de uma árvore sobre um veículo perto de Lembork, no norte da Polônia, indicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros local. "Uma árvore caiu sobre um carro em uma rua. Três pessoas morreram imediatamente, enquanto outra foi levada ao hospital", indicou Bogdan Madej, citado pelo canal Polsat News.

A tempestade Xaver também deixou outros quatro feridos em estado leve em diferentes regiões do país. No norte, os ventos alcançavam na manhã desta sexta-feira 120 km/h. Cerca de 150 mil lares seguiam sem eletricidade na região. Em Skotnik, no noroeste do país, uma linha elétrica caiu sobre um estábulo, matando 26 vacas, indicaram os bombeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação