Mundo

EUA reiteram compromisso com a proteção dos sócios na Ásia-Pacífico

As declarações ocorrem no dia seguinte à divulgação de novas imagens de satélites que mostram a retomada das atividades na principal instalação nuclear norte-corean

Agência France-Presse
postado em 06/12/2013 12:27
Seul - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou nesta sexta-feira (6/12), em Seul, o compromisso de seu país com a proteção de seus aliados da Ásia-Pacífico, principalmente da Coreia do Sul, ao término de uma viagem pela região dominada pelas preocupações de segurança.

Joe Biden: os Estados Unidos jamais dizem algo e depois não cumprem
"Que não haja dúvidas, os Estados Unidos estão comprometidos em fazer tudo que for necessário para defender nossos aliados e nós mesmos contra qualquer agressão norte-coreana. Ponto.", afirmou Biden depois de um encontro com o presidente sul-coreano Park Geun-Hye, em um discurso na Universidade Yonsei.

As declarações ocorrem no dia seguinte à divulgação de novas imagens de satélites que mostram a retomada das atividades na principal instalação nuclear norte-coreana. Biden fez uma pelo à unidade diante do "perigo manifesto" representado pelo programa nuclear norte-coreano, que Pyongyang assegura e de índole civil.



Quanto à política americana na região, o vice-presidente assegurou que "a decisão do presidente [Barack Obama] de reequilibrar [a atenção diplomática e estratégica dos Estados Unidos] para a Ásia não está sendo questionada". "Os Estados Unidos jamais dizem algo e depois não cumprem. Nunca foi bom apostar contra os Estados Unidos [...] e os Estados Unidos continuará apostando na Coreia do Sul", afirmou.

Seul era a última etapa da visita de Biden à Ásia, que o levou anteriormente a Tóquio e Pequim, com o objetivo de apaziguar as tensões entre as três potências regionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação