Agência France-Presse
postado em 06/12/2013 12:27
Seul - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou nesta sexta-feira (6/12), em Seul, o compromisso de seu país com a proteção de seus aliados da Ásia-Pacífico, principalmente da Coreia do Sul, ao término de uma viagem pela região dominada pelas preocupações de segurança."Que não haja dúvidas, os Estados Unidos estão comprometidos em fazer tudo que for necessário para defender nossos aliados e nós mesmos contra qualquer agressão norte-coreana. Ponto.", afirmou Biden depois de um encontro com o presidente sul-coreano Park Geun-Hye, em um discurso na Universidade Yonsei.
As declarações ocorrem no dia seguinte à divulgação de novas imagens de satélites que mostram a retomada das atividades na principal instalação nuclear norte-coreana. Biden fez uma pelo à unidade diante do "perigo manifesto" representado pelo programa nuclear norte-coreano, que Pyongyang assegura e de índole civil.
Quanto à política americana na região, o vice-presidente assegurou que "a decisão do presidente [Barack Obama] de reequilibrar [a atenção diplomática e estratégica dos Estados Unidos] para a Ásia não está sendo questionada". "Os Estados Unidos jamais dizem algo e depois não cumprem. Nunca foi bom apostar contra os Estados Unidos [...] e os Estados Unidos continuará apostando na Coreia do Sul", afirmou.
Seul era a última etapa da visita de Biden à Ásia, que o levou anteriormente a Tóquio e Pequim, com o objetivo de apaziguar as tensões entre as três potências regionais.