postado em 06/12/2013 20:41
O governo sul-africano enviou nesta sexta-feira (6/12) circular às representações estrangeiras na África do Sul convidando os líderes de 150 nações para participarem na próxima terça-feira (10/12) da missa fúnebre oficial em homenagem ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido na quinta-feira (5/12) aos 95 anos. A cerimônia será no Estádio de Soweto, em Joanesburgo.A data de viagem da presidenta Dilma Rousseff para o funeral de Mandela ainda não está confirmada, mas a previsão é que ela participe da missa com outros chefes de Estado e de Governo. A presença da presidenta em eventos marcados para a tarde de segunda-feira (9/12) e de terça já foi cancelada.
Foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União, a declaração de luto oficial de sete dias, a partir de hoje, assinada por Dilma, em sinal de pesar pela morte do ex-presidente sul-africano.
Neste domingo (8/12), será declarado o Dia Nacional de Reza e Reflexão na África do Sul. Após a cerimônia de terça-feira, o corpo de Mandela será velado na sede da Presidência em Pretória, entre 11 e 13 de dezembro e, em seguida, no domingo, dia 15, será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, região onde ele viveu até a adolescência.