Mundo

Bolívia e Paraguai normalizam relações diplomáticas

Agência France-Presse
postado em 06/12/2013 21:48
La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, e seu colega do Paraguai, Horacio Cartes, decidiram, nesta sexta-feira, normalizar as relações bilaterais de seus países, três anos depois de La Paz retirar seu embaixador de Assunção.

O motivo do incidente diplomático foi a destituição "relâmpago" do então presidente, Fernando Lugo, em 2010.

"Que Deus nos ajude e saibamos engrandecer este grande dia, para mim, presidente, que é hoje, que começamos a restabelecer relações", afirmou Cartes, em um ato público no Palácio presidencial "Quemado", junto com seu colega boliviano.

Morales elogiou o nível do diálogo em La Paz.

"A partir desse momento, há confiança entre o presidente da Bolívia e o presidente do Paraguai, muito obrigado", declarou Morales.

Os dois países também fecharam acordos de integração energética e mecanismos para realizar operações conjuntas contra o tráfico de drogas e o contrabando. Para isso, decidiu-se criar um Comitê de Fronteiras.

Um diplomata paraguaio, que pediu para não ser identificado, afirmou que "nas próximas semanas cada país reporá seus embaixadores - tanto em Assunção, quanto em La Paz". Cada país deve nomear novos diplomatas.

Em junho de 2010, a Bolívia retirou seu representante em Assunção por discordar da destituição, por parte do Congresso paraguaio, de seu aliado político Lugo. Em resposta, Paraguai adotou a reciprocidade.

A visita de Cartes é a primeira feita à Bolívia desde que assumiu o cargo, em agosto passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação