Mundo

Ex-arcebispo Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Mandela

O religioso disse que amigo é símbolo global da reconciliação. Papa Francisco envia telegrama ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, e destaca o compromisso de Madiba com a dignidade humana

Rodrigo Craveiro
postado em 07/12/2013 08:22
O religioso disse que amigo é símbolo global da reconciliação. Papa Francisco envia telegrama ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, e destaca o compromisso de Madiba com a dignidade humana;Deus, obrigado pelo presente de Madiba. Obrigado, porque ele nos permitiu saber o que podemos nos tornar. Vamos dar a ele o presente de uma África do Sul unida e única.; Ao celebrar uma missa especial na Catedral Anglicana de São Jorge, na Cidade do Cabo, o ex-arcebispo Desmond Tutu expressou dois sentimentos que se repetiriam entre líderes religiosos e personalidades de todo o mundo, independentemente da fé: gratidão e reconhecimento. Companheiro da luta antiapartheid de Nelson Mandela, Tutu lembrou que o amigo ;se tornou um ícone e um símbolo global da reconciliação;. ;Nós queremos montar um memorial para ele. Eu acho que vocês, na condição de sul-africanos, querem a memória dele;, afirmou, visivelmente emocionado, ao lado de uma fotografia do amigo de longa data.

O papa Francisco também prestou uma homenagem a Madiba, ao enviar um telegrama para o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. ;Ao encomendar a alma do falecido para a infinita misericórdia de Deus Todo-Poderoso, eu peço ao Senhor para consolar e fortalecer todos os que choram sua perda. Rendo tributos ao compromisso resoluto mostrado por Nelson Mandela na promoção da dignidade humana de todos os cidadãos da nação e ao forjar uma nova África do Sul, construída sobre as firmes bases da não violência, da reconciliação e da verdade;, escreveu o pontífice. O líder católico também expressou o desejo de que o exemplo de Mandela inspire gerações de sul-africanos a colocarem justiça e o bem comum à frente das aspirações políticas. ;Com esses sentimentos, eu invoco sobre todo o povo da África do Sul presentes de paz e de prosperidade;, acrescentou Francisco em sua mensagem.



Por meio de uma carta enviada à família de Madiba, o líder tibetano dalai-lama afirmou que sentirá ;saudades; de seu ;amigo querido;. ;Um homem de coragem, de princípios e de integridade inquestionável;, escreveu o Prêmio Nobel da Paz, assim como Mandela. Em sua página na internet, dalai-lama também citou o líder sul-africano. ;Sua Santidade disse que ele pessoalmente sente falta de um amigo querido, que tinha a esperança de encontrá-lo novamente e por quem ele tinha grande admiração e respeito;, afirma o comunicado. Em 2011, o budista teve um visto de entrada na África do Sul negado por engano, depois de receber um convite para proferir uma aula inaugural pelo 80; aniversário de Desmond Tutu.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação