Mundo

EUA dizem que diplomacia com Irã também deve se apoiar na potência militar

Secretário de Estado americano afirmou que o exército de seu país quer manter seus 35.000 soldados na região do Golfo

Agência France-Presse
postado em 07/12/2013 09:22
Manama - O secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, afirmou neste sábado que a diplomacia do Irã não pode funcionar "no vazio" e também deve se apoiar na potência militar dos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]"Sabemos que a diplomacia não pode funcionar no vazio (...) Nossos êxitos seguirão dependendo da potência militar dos Estados Unidos e da credibilidade de nossas promessas a nossos aliados e sócios no Oriente Médio", disse o secretário de Defesa em uma conferência sobre segurança no Bahrein.



Pouco antes, o secretário de Estado havia explicado que o exército americano quer manter seus 35.000 soldados na região do Golfo, independentemente do acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.

Hagel, que posteriormente viajou a Cabul, enumerou as armas e os recursos que seu país manterá na região.

"Contamos com uma presença terrestre, aérea e naval de mais de 35.000 militares no Golfo e em seus arredores imediatos", disse.

Especificou que estas forças estão integradas por 10.000 soldados com tanques e helicópteros Apache, 40 navios e um porta-aviões, sistemas de defesa de mísseis, radares, drones de vigilância e aviões militares.

"Mobilizamos nossos aviões militares mais modernos na região, sobretudo os F-22, para garantir que possamos responder rapidamente a qualquer eventualidade", declarou o chefe do Pentágono.

"Se somarmos nossas munições únicas, nenhum alvo está fora de nosso alcance", acrescentou, referindo-se provavelmente aos "bunker buster", bombas concebidas para alcançar alvos enterrados a grande profundidade. Não haverá retirada americana

Segundo um funcionário do Pentágono, Hagel enviou uma mensagem de solidariedade aos aliados dos Estados Unidos no Golfo e advertiu os que especulam sobre uma retirada americana de que estão equivocados.

Os aliados do Golfo, sobretudo a Arábia Saudita, estão preocupados pelo acordo de Genebra, que limita durante seis meses as atividades nucleares do Irã em troca de um relaxamento parcial das sanções ocidentais, que asfixiam a economia iraniana. Este deve levar a um acordo global em um ano.

As relações são tensas entre os Estados Unidos e a maioria das monarquias sunitas do Golfo, que mantêm uma rivalidade com seu vizinho iraniano xiita.

Além disso, a reticência dos Estados Unidos em intervir na Síria contra o regime do presidente Bashar al-Assad, apoiado pelo Irã, as pressões orçamentárias e o reequilíbrio da política americana em relação à Ásia reforçaram o temor das monarquias do Golfo.

Hagel reconheceu estas preocupações, mas garantiu que Washington "seguirá completamente comprometido com a segurança de seus aliados e de seus sócios na região".

O secretário de Defesa também destacou a solidez das relações militares com as monarquias do Golfo, que, segundo ele, compraram armas americanas no valor de mais de 75 bilhões de dólares desde 2007.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação