Mundo

Americano libertado pela Coreia do Norte chega a San Francisco

Newman tinha sido detido no dia 26 de outubro em Pyongyang, quando se preparava para deixar a capital norte-coreana depois de dez dias de permanência

Agência France-Presse
postado em 07/12/2013 20:08
Merril Newman, de 85 anos, estava detido na Coreia do Norte
San Francisco - Um americano veterano da guerra da Coreia chegou neste sábado a San Francisco "cansado", mas feliz "de estar com sua família", depois de ter passado mais de um mês em prisões norte-coreanas por acusações "atos hostis".

"É um retorno para casa maravilhoso. Estou cansado, mas agora posso ficar com a minha família", declarou Merril Newman, de 85 anos, ao lado de sua esposa e de seu filho, pouco depois de desembarcar às 09h00 (15h00 de Brasília) em San Francisco proveniente de Pequim.

[SAIBAMAIS]

Newman tinha sido detido no dia 26 de outubro em Pyongyang, quando se preparava para deixar a capital norte-coreana depois de dez dias de permanência.

A Coreia do Norte confirmou no dia 30 de novembro que mantinha sob detenção um americano por "atos hostis". A agência de notícias KCNA afirmava que o homem, que tinha entrado na Coreia do Norte "disfarçado de turista", declarou-se culpado de crimes cometidos durante a sua estadia como turista e em sua participação na guerra da Coreia (1950-1953).

Leia mais notícias em Mundo

Os Estados Unidos haviam exigido a sua libertação, afirmando que estavam trabalhando estreitamente com a embaixada da Suécia, que representa os interesses de Washington na Coreia do Norte. Newman agradeceu neste sábado à embaixadas sueca em Pyongyang e americana em Pequim pela ajuda que recebeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação