Agência France-Presse
postado em 07/12/2013 21:02
Ramallah - O presidente palestino, Mahmud Abbas, participará na terça-feira das cerimônias de adeus a Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, anunciou seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina.
Mahmud Abbas decretou a sexta-feira um dia de luto oficial em homenagem a Mandela, velho companheiro em defesa da causa palestina e do histórico líder palestino Yasser Arafat. "É uma grande perda para todos os povos do mundo e para a Palestina", havia afirmado Abbas na noite de quinta-feira, saudando "o mais corajoso e mais importante dos homens que nos apoiaram".
[SAIBAMAIS]
As autoridades palestinas citaram várias vezes a frase de Mandela "A nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos". Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, fez sua primeira visita aos Territórios Palestinos e a Israel em outubro de 1999, alguns meses depois de ter deixado o poder.
Leia mais notícias em Mundo
Em um discurso no Conselho Legislativo (Parlamento) palestino, em Gaza, na presença de Yasser Arafat, ele exortou os palestinos a não desistirem de sua luta. "Nós também vivemos dias terríveis, o sacrifício de camaradas e fortes frustrações" no combate contra o apartheid na África do Sul, lembrou.