Mundo

Missão Unasul considera "exitosa" auditoria feita no sistema eleitoral da V

A missão esteve nas duas últimas eleições presidenciais realizadas no país, em outubro do ano passado e em abril deste ano

postado em 08/12/2013 11:19
A Missão de Acompanhantes Eleitorais da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) divulgou ontem (7) um balanço das auditorias que realizou para as eleições municipais de hoje (8) na Venezuela. ;As 17 auditorias que realizamos foram exitosas e os resultados são positivos;, informou o coordenador geral da missão eleitoral da Unasul, José Domingos Paredes.

Cerca de 50 observadores internacionais chegaram ao país na quinta-feira (5) para observar o processo eleitoral de hoje, em que serão eleitos 2.435 vereadores, prefeitos para 335 municípios, além de prefeitos distritais. A missão da Unasul é composta por 22 delegados, o restante são ligados à União de Organismos Eleitorais e também ao Grêmio de Advogados dos Estados Unidos.

Mais de 19 milhões de venezuelanos estão habilitados para votar, sendo que, do total, há pouco mais de 215 mil estrangeiros que vivem no país há mais de dez anos, que também poderão participar das eleições. Além dos prefeitos dos 335 municípios, os eleitores votam por um prefeito metropolitano para o distrito de Caracas e para o distrito de Alto Apure.

[SAIBAMAIS]

A missão esteve nas duas últimas eleições presidenciais realizadas no país, em outubro do ano passado e em abril deste ano. Nestas ocasiões a Unasul havia declarado que o sistema eleitoral venezuelano é 100% seguro. Desde quinta-feira (5) eles acompanharam alguns comícios de encerramento da campanha, a instalação de mesas eleitorais (zonas) e urnas eletrônicas. Ao longo deste dia equipes percorreram algumas cidades do país para verificar o processo de votação.



O observador da Argentina, Alejandro Tullio disse que também há acompanhamento por parte dos partidos políticos em todo o processo. ;As forças que competem [oposição e situação] participaram das auditoria e puderam ver junto conosco a solidez do sistema e também que está tudo pronto e em condições para que as eleições transcorram dentro da normalidade esperada;, destacou.

Com informações da Agência Venezuelana de Notícias (AVN)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação