Teerã - Dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitavam neste domingo a usina de produção de água pesada de Arak (centro), no âmbito de um acordo de verificação das instalações nucleares iranianas, informou a agência Fars.
Esta fábrica se encontra no mesmo local que um reator de água pesada de Arak que o Irã quer colocar um funcionamento no fim de 2014. Este reator preocupa as grandes potências porque pode permitir ao Irã extrair plutônio, que, uma vez processado, pode ser utilizado para construir uma bomba atômica.
[SAIBAMAIS]
"Os especialistas da AIEA começaram sua visita durante a manhã e ela continuará durante a tarde", explicou à Fars o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Behruz Kamalvandi.
Os dois inspetores da AIEA voltarão a Viena, sede da agência nuclear da ONU, na noite deste domingo. A agência das Nações Unidas tentava inspecionar estas instalações desde 2011. A visita à usina forma parte de um acordo assinado no dia 11 de novembro que permitirá à AIEA se assegurar da natureza exclusivamente pacífica do controverso programa nuclear iraniano.