Mundo

Apesar do frio, manifestantes seguem mobilizados na capital ucraniana

Entre 200 e 300 pessoas estavam ao redor de um palco na Praça da Independência, centro dos protestos, onde alguns padres recitavam orações

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 08:37
Kiev - Centenas de manifestantes ucranianos partidários da adesão à União Europeia (UE) permaneciam mobilizados nesta segunda-feira (9/12) em Kiev, apesar do frio e da neve, um dia depois de uma demonstração de força que mobilizou centenas de milhares de pessoas contra o governo. Pouco depois do amanhecer, entre 200 e 300 pessoas estavam ao redor de um palco na Praça da Independência, centro dos protestos, onde alguns padres recitavam orações.

Forças de segurança do Ministério do Interior bloqueiam rua durante protesto pró-União Europeia, em Kiev
[SAIBAMAIS]Em uma temperatura de quatro graus negativos e debaixo de neve, dezenas de manifestantes vigiavam o acampamento criado no local e as barricadas instaladas em vários pontos do bairro vizinho, onde fiam os principais edifícios do governo: a presidência, o Parlamento e a sede do governo. Quase 100 partidários do governo se reuniram em um parque ao lado do Parlamento.



A recusa do presidente Viktor Yanukovich a assinar um acordo de associação com a UE, negociado durante meses, levou o país de 46 milhões de habitantes a uma crise política sem precedentes desde a Revolução Laranja. Os europeus acusam a Rússia de ter exercido pressões econômicas e de ter feito ameaças "inaceitáveis" sobre a Ucrânia, que passa por uma crise econômica e financeira, para que renunciasse à associação com a UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação