Mundo

Atentado com carro-bomba em café de Bagdá deixa ao menos 11 mortos

Mais de 6.300 pessoas morreram em atos de violência desde o início do ano em ataques, entre outros, a dezenas de cafés, mercados e mesquitas

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 08:51
Bagdá - Um atentado com carro-bomba matou pelo menos 11 pessoas nesta segunda-feira (9/120 nas imediações de um café ao Norte de Bagdá, no mais recente de uma série de ataques a cafés iraquianos este ano. A explosão, que ocorreu na cidade de Buhruz, ao sul de Baaquba, deixou 22 feridos, segundo fontes policiais e médicas.

Mais de 6.300 pessoas morreram em atos de violência desde o início do ano em ataques, entre outros, a dezenas de cafés, mercados e mesquitas, segundo um balanço da AFP. Esta é a onda de violência mais grave registrada no Iraque desde 2008, apesar da intensificação das medidas de segurança e das várias operações contra os rebeldes.



As autoridades atribuem os ataques a militantes vinculados à Al-Qaeda, fortalecidos pela guerra na vizinha Síria. Mas analistas e diplomatas consideram que o governo não tem feito o suficiente para solucionar os problemas internos, o que alimenta a violência.

A última onda de distúrbios teve início depois de uma operação em abril das forças de segurança em um acampamento de protestos de árabes sunitas, ao norte de Bagdá, o que provocou dezenas de mortos. A minoria sunita, que reclama de discriminação por parte da maioria governante xiita, organiza protestos há um ano. O governo fez algumas concessões para aplacar as demandas dos árabes sunitas, mas sem que violência mostre sinais de redução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação