postado em 09/12/2013 09:34
O parlamento da África do Sul abre, nesta segunda-feira (9/12) as portas à população para uma sessão especial, em homenagem a Madiba. Às 14h, o arcebispo emérito Desmond Tutu lidera uma cerimônia na Fundação Nelson Mandela. O serviço fúnebre oficial começa amanhã, com a reunião de dezenas de líderes mundiais no estádio FNB (Soccer City), em Johannesburgo, onde Mandela apareceu pela última vez em público, durante a Copa do Mundo de 2010. Ao menos 59 chefes de Estado e de governo confirmaram presença, anunciou, ontem, o ministro da presidência Collins Chabane. O corpo do ex-presidente será sepultado no domingo, no vilarejo de Qunu, onde passou a infância.Líderes espirituais, membros da realeza, representantes de organizações regionais ; como a União Europeia e a União Africana -, além de outras figuras proeminentes, também estarão presentes nas cerimônias de amanhã. ;O fato de líderes mundiais estarem vindo para a África do Sul em um prazo tão curto mostra o espaço especial que o presidente Mandela tem no coração das pessoas de todo o planeta;, declarou Chabane.
[SAIBAMAIS]Entre os confirmados, estão a presidente Dilma Rousseff e todos os ex-presidentes brasileiros vivos; o presidente dos EUA, Barack Obama, e os antecessores; o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon; e o líder da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas. A rainha Elizabeth II estará representada pelo príncipe Charles, herdeiro imediato do trono da Grã-Bretanha.
Uma comitiva iraniana deve acompanhar os tributos, apesar de não estar certo se o presidente Hassan Rowhani vai comparecer ao funeral. Um jornal ultraconservador do Irã publicou um alerta de que as cerimônias seriam usadas como ;armadilha; para forçar um encontro entre Rowhani e Obama. O líder espiritual tibetano dalai-lama, exilado no norte da Índia desde 1959, não deve participar dos tributos, informou ontem um porta-voz. Desde 2009, o budista teve dois pedidos de visto para a África do Sul negados pelas autoridades.
Semana de despedida
Programação das cerimônias oficiais antes do enterro do
ex-presidente sul-africano:
Segunda-feira
; Cidade do Cabo ; Sessão extraordinária no Parlamento (às 10h, pelo horário de Brasília).
Terça-feira
; Soweto ; ;Cerimônia oficial de homenagem; e ;serviço funeral do Estado;, com a presença de dezenas de milhares de pessoas e de chefes de Estado e de governo no estádio FNB (Soccer City). Transmissão ao vivo da cerimônia em telões instalados em vários locais do país.
Quarta-feira
; Pretória ; Os restos mortais de Mandela serão velados na sede do governo (Union Buildings). O uso de câmeras fotográficas e celulares será proibido. O corpo será levado pelas ruas da capital, onde a população poderá homenagear o líder.
Quinta-feira
; Pretória ; O caixão será levado pelas ruas da capital e, em seguida, velado em Union Buildings.
Sexta-feira
; Pretória ; O caixão será levado pelas ruas da capital e, em seguida, velado em Union Buildings.
Sábado
; Pretória ; Cerimônia de despedida do Congresso Nacional Africano na Base da Força Aérea, em Waterkloof.
; Mthatha ; Os restos mortais serão levados em procissão até Qunu, onde o clã Thembu realizará uma cerimônia tradicional.
Domingo
; Qunu ; Segundo funeral antes do sepultamento de Nelson Mandela, que será realizado nessa aldeia, onde ele foi criado.