Mundo

Três ex-premiês britânicos acompanharão Cameron ao funeral de Mandela

John Mayor, Tony Blair e Gordon Brown se unirão ao atual primeiro-ministro na cerimônia no FNB Stadium de Soweto

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 12:34
Londres - Os três ex-primeiros-ministros britânicos ainda em vida se unirão na África do Sul ao atual chefe de Governo do Reino Unido, David Cameron, para a cerimônia oficial de homenagem a Nelson Mandela, anunciaram nesta segunda-feira (9/12).

Estátua do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela recebe homenagens no centro de Londres
John Mayor, Tony Blair e Gordon Brown se unirão a Cameron na cerimônia no FNB Stadium de Soweto, na qual são esperados 91 chefes de Estado e de Governo, entre eles o presidente americano, Barack Obama, para lembrar junto aos 80 mil presentes o ícone da luta contra o apartheid, falecido na quinta-feira (5/12) em Johannesburgo aos 95 anos.

[SAIBAMAIS]O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg (liberal democrata), e o líder do principal partido da oposição, Ed Miliband (trabalhista) também comparecerão à cerimônia, informou o gabinete de Cameron. Será a primeira vez em anos que todos os ex-primeiros-ministros britânicos vivos viajam ao exterior para o mesmo evento.



O herdeiro da Coroa britânica, o príncipe Charles, representará sua mãe, a rainha Elizabeth II da Inglaterra, no enterro de Mandela, que ocorrerá no domingo em Qunu, a região onde o Prêmio Nobel da Paz de 1993 passou sua infância.

A rainha disse estar profundamente triste com a morte de Mandela, mas, aos 87 anos, limitou as viagens longas nos últimos meses. Os deputados da Câmara dos Comuns planejavam prestar uma homenagem ao primeiro presidente negro da África do Sul nesta segunda-feira (9).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação