Mundo

Vela ilumina cela de Nelson Mandela na prisão de Robben Island

Ilha é atualmente um museu e ponto turístico no qual os visitantes podem ver a cela de 2,5 por 2,1 metros na qual Mandela passou 18 anos de sua vida

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 14:00

Artistas e ativistas participam de uma vigília com velas em homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, em Dhaka

Cidade do Cabo - A cela da prisão de Robben Island na qual Nelson Mandela passou a maior parte dos 27 anos que cumpriu em prisão foi iluminada nesta segunda-feira (9/12)por uma vela.

Com ela, o primeiro presidente negro da África do Sul, falecido na quinta-feira aos 95 anos, será lembrado até domingo, quando será enterrado. A ilha é atualmente um museu e ponto turístico no qual os visitantes podem ver a cela de 2,5 por 2,1 metros na qual Mandela passou 18 anos de sua vida.

[SAIBAMAIS]"Simboliza o triunfo do espírito humano", declarou à AFP o diretor do museu, Sibongiseni Mkhize, que explicou que "em Robben Island as condições eram muito duras, mas ele e os outros presos políticos triunfaram sobre a adversidade".

Leia mais notícias em Mundo

Os funcionários da ilha, entre os quais se encontram ex-presos políticos que agora atuam como guias turísticos, lembram todos os dias esta perda sofrida pelo país aos visitantes que querem conhecer o que o ícone da luta contra o apartheid enfrentou.

"Todos estão muito tristes, quase todos os meus companheiros tinham uma relação pessoal ou vínculos com ele, porque de vez em quando costumava visitar Robben Island quando ainda tinha energia para isso", explicou. O museu celebrará uma cerimônia em memória de Mandela na manhã de terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação