Mundo

Cuba retoma atividades consulares em Washington temporariamente

Em uma comunicado oficial, a representação diplomática cubana destacou que "reestabelecerá imediatamente os serviços consulares, temporariamente, até 17 de fevereiro de 2014"

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 14:21
Washington - A Seção de Interesses de Cuba em Washington anunciou, nesta segunda-feira (9/12), que reestabelecerá por dois meses suas atividades consulares, após um banco prorrogar o prazo para o encerramento suas contas.

Em uma comunicado oficial, a representação diplomática cubana destacou que "reestabelecerá imediatamente os serviços consulares, temporariamente, até 17 de fevereiro de 2014".

[SAIBAMAIS]O escritório informou que o banco M lhe informou, na sexta-feira, sobre sua decisão "de conceder uma prorrogação para o fechamento definitivo" das contas das missões diplomáticas de Cuba nos Estados Unidos até 1; de março de 2014.

O banco, porém, informou que receberá os depósitos de taxas referentes a serviços consulares até 17 de fevereiro de 2014.

Leia mais notícias em Mundo

No final de novembro, a Seção de Interesses de Cuba havia anunciado a suspensão das suas atividades consulares em função da impossibilidade de obter um banco que assumisse suas contas. A situação afetou a emissão de passaportes e vistos, a legalização de documentos e outros serviços da Seção de Interesses e da Missão Permanente de Cuba nas Nações Unidas.

A missão cubana foi informada em julho sobre o fim da prestação de serviços pelo M e, desde então, todas as negociações para encontrar outro banco para suas contas falharam, apesar dos esforços do Departamento de Estado e de outras instituições financeiras.

O escritório diplomático afirma que o encerramento das contas ocorreu devido a restrições próprias do embargo que os Estados Unidos impõem a Cuba. No entanto, a Seção de Interesses de Cuba "continua a fazer esforços para identificar um novo banco que assumiaa operação de suas contas", afirma o comunicado.

"Se isto for alcançado, seremos capazes de normalizar os serviços consulares permanentemente ", completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação