Mundo

Especialistas discutem detalhes de acordo sobre programa nuclear iraniano

Na quarta-feira, os representantes iranianos irão encontro a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 14:57
Viena - Especialistas do Irã, das grandes potências e da AIEA discutem nesta segunda-feira (9/12), em Viena, os detalhes da implementação do acordo de Genebra concluído no final de novembro sobre o programa nuclear iraniano.

A reunião, que começou nesta segunda (9/12) e que prosseguirá até terça-feira (10/12), deve definir a data para a paralisação pelo Irã de algumas atividades de seu programa nuclear e determinar como o programa será supervisionado.

[SAIBAMAIS]Na quarta-feira, os representantes iranianos irão encontro a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Em 24 de novembro em Genebra, o Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) chegaram a um acordo com Teerã, que prevê a limitação durante seis meses do enriquecimento de urânio e da paralisação das obras nas usinas de de Fordo, Natanz e Arak.

O Irã também deve reduzir seu estoque de urânio enriquecido a 20% e permitir a AIEA de realizar inspeções. O embaixador iraniano na AIEA, Reza Najafi, declarou aos jornalistas em 29 de novembro que a aplicação do acordo "deve acontecer no final de dezembro ou início de janeiro".

Leia mais notícias em Mundo

As medidas tem como objetivo facilitar um acordo a longo prazo e estabelecer a confiança após décadas de tensões. Em troca, as grandes potências concordaram em abrandar as sanções que sufocam a economia iraniana e descongelar as receitas da venda do petróleo em contas bancárias no valor de 7 bilhões dólares.

As principais sanções contra o petróleo, finanças e bancos, no entanto, serão mantidas, de acordo com a Casa Branca.

Outra cláusula do acordo prevê que nenhuma nova sanção será adotada contra Teerã durante esses seis meses. Em paralelo, a AIEA concluiu em 11 de novembro um "quadro de cooperação" com o Irã por meio de um processo diplomático em separado, o que deve ser discutido na reunião de quarta-feira em Viena. O regime islâmico se comprometeu em cumprir em três meses os seis pontos deste acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação