Mundo

Washington pede que Rússia utilize influência para instaurar paz na Ucrânia

Oposição ucraniana pró-europeia protesta há mais de duas semanas em Kiev contra a rejeição da Ucrânia em assinar um acordo de associação com a UE

Agência France-Presse
postado em 09/12/2013 18:55
Moscou - A secretária de Estado adjunta americana para as Relações Europeias e Asiáticas, Victoria Nuland, pediu nesta segunda-feira (9/12) que a Rússia utilize sua influência para instaurar a "paz" na Ucrânia, onde manifestantes pró-europeus querem a saída do poder pró-russo.

Em visita a Moscou, Nuland "manifestou a profunda preocupação dos Estados Unidos com a situação na Ucrânia e pediu que a Rússia utilize sua influência para instaurar a paz, garantir o respeito à dignidade humana e encontrar uma solução política" para a crise atual, indicou a embaixada dos Estados Unidos em um comunicado.

A diplomata americana também reiterou o apoio de Washington à escolha pró-europeia da Ucrânia, durante encontros com os vice-ministros russos das Relações Exteriores Serguei Riabkov e Alexei Mechkov e com Iuri Uchakov, conselheiro do presidente russo, Vladimir Putin, segundo a mesma fonte.

Leia mais notícias em Mundo

A oposição ucraniana pró-europeia protesta há mais de duas semanas em Kiev contra a rejeição da Ucrânia em assinar um acordo de associação com a UE, para reforçar a parceria estratégica com a Rússia.

Os opositores exigem a renúncia do governo e do presidente pró-russo Viktor Yanukovich, acusado de "vender" a Ucrânia para a Rússia. A princípio, o governo ucraniano explicou sua decisão de desistir do acordo com a UE pela situação econômica difícil no país, mas depois reconheceu ter sido dissuadido por Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação