Mundo

Dilma diz que Mandela é exemplo para todos que lutam por justiça

A presidente discursou no primeiro dia do adeus ao ex-presidente sul-africano

postado em 10/12/2013 09:56
Dilma saudou o público com a frase: Muito aplaudida pelas milhares de pessoas que acompanham, nesta terça-feira (10/12), a cerimônia de adeus ao ex-presidente Nelson Mandela, a presidente Dilma Rousseff ressaltou que o combate dele e o do povo sul-africano se transformou em paradigma não só para o continente africano, mas para todos os povos que lutam pela justiça, pela igualdade e pela liberdade. Ela discursou após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Levando o sentimento de profundo pesar do governo e do povo brasileiros, Dilma disse que Madiba foi uma grande personalidade do século, que conduziu com paixão e inteligência um dos maiores processos de emancipação, o fim do apartheid na África do Sul. ;Esse grande líder teve seus olhos postos no futuro de seu país, do seu povo e de toda a África e inspirou a luta no Brasil e na América do Sul;, refletiu.

Ela também destacou que o líder soube fazer da busca da verdade e do perdão os pilares da reconciliação nacional e da construção de uma nova África do Sul. ;Madiba, como carinhosamente vocês o chamaram, constitui exemplo e referência para todos nós pela histórica paciência, pela lúcida firmeza que revelou em seu combate vitorioso, pelo profundo compromisso com a justiça e com a paz e, sobretudo, por sua superioridade moral e ética;.



[SAIBAMAIS]A luta de Mandela, para a presidente brasileira, transcendeu suas fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos, para lutarem por sua independência e justiça. ;Nós da nação brasileira, que trazemos com orgulho o sangue africano, choramos a perda desse exemplo de líder que faz parte do panteão da pátria. O governo e povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela;.

Ao final, Dilma transmitiu a Graça Machel, viúva de Mandela, aos familiares, ao presidente Jacob Zuma e a todos os sul-africanos o sentimento de dor e pesar, Dilma saudou a todos com a frase ;Viva Mandela, para sempre;, sendo ovacionada por todos os líderes e o público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação