Agência France-Presse
postado em 10/12/2013 19:42
As pessoas que desejarem se manifestar durante os Jogos de Inverno de Sochi, entre 7 e 23 de fevereiro, poderão fazê-lo em uma zona especialmente reservada para tal, informou nesta terça-feira (10/12) o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach."Vamos estabelecer em Sochi uma zona de manifestação, dando assim espaço para às pessoas que desejam manifestar sua opinião, contra ou a favor de algo...", explicou Bach.
Segundo o dirigente alemão, foi o COI que realizou tal pedido aos dirigentes russos e estes confirmaram nesta terça que acatarão a ideia.
Ao ser perguntado sobre como evitar eventuais represálias das autoridades russas contra os manifestantes, Bach respondeu que "o objetivo do espaço" é exatamente este.
O COI também vai alertar os atletas sobre a regra 50 da Carta Olímpica, que os impede de realizar qualquer ato de propaganda durante os Jogos, sob pena de desclassificação.
Várias ONGs têm denunciado abusos e violações dos Direitos Humanos na Rússia ligados à preparação dos Jogos de Sochi.
A medida mais criticada em todo o mundo é a aprovação de uma lei na Rússia que pune com prisão a "propaganda" homossexual diante de menores, o que levou algumas estrelas do cinema e do esporte, assim como dirigentes políticos, a pedir o boicote dos jogos de Sochi.