Mundo

Candidata chilena espera apresentar projeto de nova constituição em 2014

Michelle Bachelet assegurou que ainda não decidiu o mecanismo pelo qual optaria para modificar a Carta Magna, mas afirmou que 'não pode ser uma discussão de elite"

Agência France-Presse
postado em 11/12/2013 09:37
Michelle Bachelet, candidata à Presidência do Chile, aparece em telão durante discurso em debate presidencial

Santiago -
A candidata chilena Michelle Bachelet afirmou nessa terça-feira (10/12) que se vencer as eleições presidenciais de domingo enviará no próximo ano ao Congresso uma proposta para uma nova Constituição. "Vamos levar adiante no segundo semestre de 2014 um projeto de nova Constituição", disse a socialista. A mudança da Constituição de 1980, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e que foi modificada parcialmente na democracia, é um dos eixos centrais das propostas da ex-presidente.

[SAIBAMAIS]Bachelet, que superou a candidata direitista Evelyn Matthei em 21 pontos no primeiro turno das presidenciais, assegurou que ainda não decidiu o mecanismo pelo qual optaria para modificar a Carta Magna, mas afirmou que "não pode ser uma discussão de elite". Embora tenha admitido que sua coalizão "não tem maioria no Parlamento" para realizar uma mudança na Constituição - que precisa de dois terços do Congresso - afirmou que espera contar com o apoio de outros parlamentares em temas muito relevantes".



Por sua vez, Matthei afirmou que uma mudança constitucional não assegura soluções no curto prazo, e que existem outros problemas com mais prioridade no Chile. "Uma mudança revolucionária não é válida, não estou disposta a pensar em discussões eternas como uma mudança de Constituição", respondeu Matthei. A proposta eleitoral de Bachelet se centra em três eixos: uma reforma tributária, que capte 8,2 bilhões de dólares, uma reforma educacional que garanta gratuidade em nível universitário e uma mudança de Constituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação